COM. DE PEDRÊS - VÁRZEA

"Pita pedrês, não a mates nem a dês"!
Provérbio popular português



Mapa que demonstra a Região da Várzea de Caraúbas.
Localização

A comunidade de Pedrês está localizada, aproximadamente, na região noroeste do município de Caraúbas, no Rio Grande do Norte, local conhecido como Região da Várzea. Seus limites são: ao sul: Comunidade de Língua de Vaca; ao norte: Comunidade de Vertente da Mala; ao leste: Projeto de Assentamento de Ursulina e a oeste: Sítio Mariana.

Dados de sua origem

Não se tem em registro uma data real do seu surgimento ou das primeiras famílias a fixarem-se aqui. Porém, de acordo com os moradores mais idosos da comunidade, o Pedrês é uma comunidade muito antiga, data do início do século passado ou fim do século XIX.
Acredita-se que seu nome advém de um cavalo pedrês (branco com manchas negras) que pastava por esses campo e matava sua sede na lagoa de Ursulina. Assim, os antigos moradores e viagentes, oralmente, começaram a chamar o lugar de Pedrês.

Economia

Desde tempos remotos, a economia aqui limitou-se a uma produção subsistente, ou seja, cultivo da terra com a agricultura, criação de animais (pecuária) que serviam, unicamente, como forma de sobrevivência. Os moradores não produziam excedentes, assim, não podemos chamar isso de atividades econômicas. Com o passar do tempo, alguns "donos de posses" ou investidores autônomos iniciaram o corte da palha-de-carnaúba. Dessa forma, já passou aí a existir uma atividade que visava obtenção de lucros e exportação, algo que existe até hoje. Ademais, só o comércio é a única maneira de se obter lucros financeiros. Há algum tempo, existia uma cooperativa de castanhas de cajú, onde os moradores trabalhavam, mas foi desativada.

Educação

A nossa comunidade conta com 01 (um) colégio municipal que já funciona há muito tempo. A entidade atende a uma pequena clientela pelo fato de ser uma escola onde consta apenas o ensino básico (do 2° ao 5° ano do fundamental). A escola pratica suas atividades nos horários da manhã e tarde. Até um bom tempo atrás, não tínhamos uma sede própria onde as aulas fossem ministradas, isso ocorria, então no prédio do Centro Comunitário. Só no governo de Aguinaldo Pereira a comunidade ganhou um prédio próprio, é onde hoje funciona a Unidade XIX Maximiano Sales de Oliveira.

Saúde

Na área da saúde somos um pouco atrasados. Não temos posto de saúde, nem atendimento médico, psicológico ou odontológico adequado e suficiente à população. Recebemos a visita de um médico muito raramente. Necessidades médicas e urgentes devem ser levadas ao Hospital da Cidade.

Eventos

O maior evento que a comunidade realiza é a Festa de Santa Luzia, sua padroeira de 03 a 13 de dezembro. A festa é composta de missa, hasteamento de bandeira, novenas, leilão e festa dançante. Afora isso, acontecem frequentemente cultos religiosos e cantorias de viola.

Cultura

A comunidade possui muitos amantes da poesia popular e cinco poetas repentistas violeiros (Wheygi Barboza, José Wilson, Osimar Paraibano e José Sales e ainda Manoel Sales - este último do Sítio Língua de Vaca). Esses poetas reúnem-se à noite e cantam versos improvisados e canções.

Aqui comemora-se o São João com a queima de fogueiras.

Esporte e Lazer

O esporte já não é tão valorizado quanto antigamente. Não temos mais campo de futebol, nem quadra; os poucos atletas que praticam esportes se deslocam até as localidades vizinhas e jogam em equipes destas comunidades. O torneio de Santa Luzia também já é extinto.

Os jovens não dispõem de áreas de lazer. Apenas se reúnem nas calçadas à noite para conversarem.

Recursos Naturais

Bem no centro da comunidade existe um rio, mas de cheias temporárias e rápidas. A região ainda é rica em várzeas de carnaubeiras.

Nomes de importância histórica

Maximiano Sales de Oliveira (antigo subdelegado e bodegueiro da comunidade), Chico Deca (um dos membros fundadores da Associação Comunitária, dentre outros menos lembrados.

Curiosidades



  • Nos anos 90 a população se reuniu e realizou eleições para "prefeito rural" e "vereador rural". Os populares da época levaram à sério, mas tudo não passou de uma brincadeira bem organizada. O "prefeito" eleito foi Cláudio Sales, mais conhecido como "Cacau", hoje mototaxista e admirador da poesia popular;
  • na antiguidade, existiu aqui uma subdelegacia ligada à cidade. O administrador e subdelegado era Maximiano Sales de Oliveira.


Construções importantes



  1. Centro Comunitário (sede da Associação Comunitária) - foi erguido pelos moradores locais com investimento do Pe. Lourenço (holandês), que ajudou na catequese das comunidades rurais em tempos mais remotos.
  2. Capela de Santa Luzia (ainda em construção);
  3. Colégio.
Fato histórico

A comunidade de Pedrês entra, neste ano, para a história política e eleitoral do município de Caraúbas. A comunidade colocou pôs um nome para disputa do legislativo municipal pela primeira vez obtendo sucesso. Serginho do Pedrês,como ficou conhecido, pedreiro, morador da comunidade, foi eleito vereador com a expressiva votação de 413 votos. Sem recursos financeiros, Serginho fez sua campanha de forma limpa e honesta, visitando as casas e conversando com as pessoas.

Agradecemos e parabenizamos a este ilustre conterrâneo.

Um comentário: